terça-feira, 23 de dezembro de 2008

No fundo: Evangélicos = Budistas = Espíritas = etc....

Sim, novamente estou aqui na série "tópicos com titulos sensacionalistas que podem vir a gerar confusão". Mas não é confusão que eu quero arrumar, muito pelo contrário. Sei que o eu outro tópico teve um titulo bastante forte, peço desculpa se magoei alguém, apesar de não tirar um 'a' do que escrevi, porém não posso ficar calado diante o que vejo nas igrejas atuais e no segmento evangélico que também percebo. Eu não quero arrumar confusão, causar tumultos e, esse tópico, não vai ser nenhum "alerta" e sim um debate teológico sobre alguns ensinamentos que não concordo e que fazem com que os Evangélicos se torne semelhantes aos Espiritas, Budistas, Testemunhas de Jeová e afins.

Não estou dizendo que os ensinamentos são iguais, não sou maluco para isso. Digo porque todos se assemelham em uma só coisa: tornaram-se RELIGIÃO!


Leiam isso:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Evang%C3%A9licos




Igreja Evangélica, segundo o aspecto histórico, é toda congregação que concorda com a Reforma Protestante, notadamente os chamados Solas da Reforma: Sola Scriptura (somente a Bíblia), Sola Gratia et Fide (somente a graça mediante a fé) e Solus Christus (somente Cristo), os quais utilizam a Bíblia, Novo e Antigo Testamento [Revista e Atualizada] como Livro Sagrado; e segundo o conceito analítico, chamam-se evangélicas as igrejas que se originaram diretamente na Reforma, ou as que concordam com o estilo dos ensinos fundamentais feitos por Jesus, quanto à salvação da alma e com relação ao merecimento das promessas descritas no Antigo Testamento, reconhecendo, por essa razão, a legitimidade desses ensinos.

Evangélico é a designação do fiel que se submete ao ensinamento contido nas "boas novas" trazidas por Jesus. O termo também pode significar aquilo que é concernente ao evangelho.

De inicio não vemos nenhum erro, afinal de contas isso mesmo que significa uma Igreja Evangélica, ou estou errado?

Porém, ao pesquisar no mesmo wikipedia sobre outras religiões, pude notar uma triste semelhança: o Cristianismo/Evangélico tornou-se apenas "mais uma" no meio da multidão de religiões que existem no mundo a fora.

Temos uma idéia central (Biblia), porém várias ideologias dentro desta idéia central (Tradicionais, Pentecostais, Neo-pentecostais etc...) e até mesmo dessas ideologias temos outras divisões, que também geraram novas divisões e por ai vai...



• 1 Co 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

O corpo se multiplicou, agora são centenas de corpos com os mais variados nomes, seja Assembléia de Deus, Maranata, Deus e amor, Batista, Universal, todos tem seu corpo porém fazem parte de apenas um corpo: Cristianismo Evangélico. Querendo ou não, o que um irmão da Universal faz reflete no que uma pessoa secular vai pensar de você, amado da Assembléia, afinal de contas vocês fazem parte do "mesmo" corpo, compreende?

A sua missão aqui na terra é salvar vidas, portanto nada mais justo que você queira se apresentar bem, por isso a importância do exemplo que você da para uma pessoa secular, acho que todos concordamos nesse ponto.

Por conta disso temos algumas divergencias com os irmão de outras igrejas. Tenho um vizinho da Deus e amor, ele só usa calça jeans comprida, a mão dele apenas saia, alguns parentes fazem a mesma coisa. Concordo com eles? Não. Mas quando saio na rua e vou conversar com um colega secular, eles logo me perguntam sobre isso. E o que vou responder? Explicar para ele que "todos somos um só corpo porém com corpos separados"? Ele vai rir de mim.

(A explicação disso encontra-se em Rm 14, onde Paulo nos ensina que cada um tem sua vida particular com Deus).

Possui sua vida particular com Deus uma VIRGULA!...

Uma virgula bem grande, pois algo nos une. Ou deveria nos unir?

Jo 13: 34-35 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.



Agora eu lhe pergunto, quantas vezes você foi reconhecido pelo amor? Sim, você pode dizer "várias vezes", eu vou acreditar, porém não vai adiantar nada, pois sua igreja dificilmente vai ser reconhecida pelo amor, tendo como base de julgamento os leigos seculares, afinal de contas são para eles que devemos dar o exemplo.

E isso não esta acontecendo...



http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1480183 /

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4147634 /

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6916507 /

Pois é, amados, comunidades como essa refletem o que as pessoas do mundo pensam a nosso respeito, o que me leva a crer que viramos mais uma religião, pois o que nos diferenciaria do Espiritismo, Budismo, Catolicismos, dentre outras, é o amor.

Sem querer ofender, mas aquele reteté todo que os pentecostais fazem não converte ninguém. Doutrinas firmes das igrejas tradicionais qualquer religião mais severa faz. Pregações motivadoras das igrejas neo-pentecostais qualquer pscicologo faz.

Mas e amar? Deveria ser o nosso papel, pois isso nos torna diferentes.

Não se iluda se você pensa que ser diferente é ir a igreja todos os domingos, ouvir apenas Cassiane, orar todas as noites no monte, dar seu dizimo mensalmente, ler a Biblia dentro do ônibus ou até mesmo pregar no meio da praça para 1000 pessoas falando do amor de Jesus.

O amor de Jesus deve esta em você, ele esta? Pode ser que esteja, mas as pessoas no mundo não estão vendo, e não me venha dizer que estão, porque você também sabe que não estão. Consequentemente você não esta fazendo o seu papel direito aqui na terra, esta magoando a Deus.



Monte Castelo - Legião Urbana





Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece.

Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.





Talves Renato Russo, aquele gay "endemoniado" mesmo, tenha cumprido bem o seu papel, ainda que sem saber.

Abraços em Cristo

Nenhum comentário: