terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dizimar para conter o devorador é negar a Jesus!

Ml 3:8-12

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.


Muitas pessoas usam esta passagem para justificar o dizimo, porém se esquecem de algumas coisas que eu vou abordar nessa mensagem.



1º Essa não é mais uma lei do Antigo Testamento? Porque não seguimos todas as outras?

Essa é uma grande dúvida que deveria estar na cabeça de todo Cristão, visto que é uma duvida real. Os judeus do AT eram submetidos a várias leis, porque seguimos apenas essa? Onde entram as leis contra os leprosos, menstruadas, de construção do templo... ?

Você pode dizer que Jesus afirmou em MT 23:23 que devemos dar o dizimo, porém ali ele falava a Judeus que viviam aquela época, tanto que em várias passagens onde ele curou as pessoas, ele mandava as mesmas irem até o templo oferecerem os sacrificios por conta da cura.

2º Mas nós não estamos livres da lei?

Jesus veio ao mundo para nos livrar do poder da lei, nos conduzindo a maravilhosa graça. Paulo trata disso brilhantemente em Romanos, onde ele fala com todas as letras que homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Rm 3:28.

Estamos livres da lei, amados. Deviamos nos regozijar por isso!

Logo, por lógica, também estamos livres do dizimo, concordam?

3º Se estamos livres da lei por causa de Jesus e ainda damos o dizimo... estamos negando o sacrificio de Jesus?

É nesse ponto que eu queria chegar.

Vimos que o Dizimo é uma lei, depois que estamos livres da lei por causa de Jesus, logo se ainda consideramos o dizimo uma lei real em nosso tempo, estamos negando o sacrificio de Cristo.

Jesus morreu para que todo o homem fosse JUSTIFICADO pelo sangue do cordeiro, para que tenhamos paz com Deus para todo os sempre. (Rm 5:1).

PAZ É PAZ!

Paz é certeza.
Paz é confiança.
Paz é tranquilidade.
Paz é destemor.
Paz é liberdade.

e o dizimo não trás paz.

Não trás porque é comum ver pessoas dizendo que, caso não dê o dizimo, o devorador irá tocar em nossas finanças, teremos uma brecha em nossa vida espiritual, Deus irá parar de nos abençoar, alguns dizem até que iremos para o inferno se não dermos o dizimo. Isso mesmo que você leu, inferno!

A que ponto chegamos?
E a cruz?
E o sangue de Jesus?
E a paz que deveriamos ter?

Jesus pagou ou não pagou todo o preço?

Se a resposta for sim, porque ainda dar o dizimo com a intenção de repreender o devorador?
Jesus deixou algum "obs.:" na Biblia que eu ainda não vi?




Porém...

É óbvio que a igreja precisa de manutenção, cuidados e, para tais coisas, é necessário sim que ela tenha uma arrecadação. O que eu discuto aqui é a intenção de dar o dizimo e não sua importancia para a igreja atual.

Espero que me compreendam e não pensem que estou aqui para fazer baderna.

Abraços em Cristo

Nenhum comentário: