quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Falsos profetas: você pode ser um.

"... porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra."


Caso eu apenas escreva este versículo você pode tranquilamente pensar que ele foi dito por Davi em Salmos 91:11. Mas e se eu te disser que não?

"... porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." (Mt 4:6,7)

De certa forma a blasfémia é algo muito "fácil" de ser dito ou escrito. Fica claro neste versículo que o diabo utilizou um versículo bíblico para provocar Jesus. Ninguém pode falar que ele não teve "base bíblica" para afirmar isso, visto que esta escrito.

Em contrapartida, todos sabemos que estar escrito não basta. Tem que ter contexto! Mas será que tudo o que dizemos tem esse tal de contexto?

Jesus nos informou que nos últimos tempos surgiriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos, falando em nome de Deus mas o negando e atualmente este tem sido um assunto muito debatido nas igrejas evangélicas. Não é pequeno o número de galhos que se formaram da árvore cristianismo.

Tradicionais, pentecostais, neo-pentecostas, teologia da libertação, teologia da prosperidade, unção do riso... ufa! Poderia passar um bom tempo aqui citando as várias ramificações do mundo evangélico.

Será que todas estão em conformidade com a Bíblia?

Todas possuem o tal contexto?

Desculpe, mas eu dúvido muito.

Então estes podem ser considerados falsos profetas?

Porque não?

Um erro grande é pensar que os falsos profetas vão criar novas religiões baseadas na Bíblia. De fato alguns até criam, mas são de uma tremenda bizarrice que prefiro acreditar que são comediantes. Ou doentes. Por conta disso eu prefiro pensar que os falsos profetas irão surgir de dentro da igreja. Pode ser o líder de louvor, seu pastor, algum irmão que senta sempre lá atrás, pode ser qualquer um. Inclusive você.

Falo isso porque a linha que nos separa da blasfémia é muito fina. É muito fácil falar besteiras em nome de Deus. Não venho aqui, nesta mensagem, dizer se X ou Y é um falso profeta e sim para anular a idéia de que você não pode ser ou estar seguindo um falso profeta.

Sintomas de "falsoprofetanismo"? São alguns bem simples, segue abaixo a lista:

• Fazer as coisas de Deus por obrigação
• Não sentir-se verdadeiramente livre do inferno
• Sentir fardo pesado
• Medo de Deus
etc.


Os sintomas são vários. Tudo isso pode o fazer vir a ser um falso profeta no futuro. Você pode não enganar a muitos, mas isso não o impede de ser um falso profeta.

Fique alerta!

Ausência de graça nos faz falsos profetas.

Independentes de enganarmos a um milhão ou apenas a nós mesmo.

Ausência de amor, paz, segurança, liberdade, certeza.

Não ter esses sentimentos é ser um falso profeta.

Não ter esses sentimentos é não ter CONTEXTO.

Independente de qualquer coisa que qualquer pessoa lhe disser.


"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gl 5:22,23)


Abraços em Cristo.



Nenhum comentário: