sábado, 13 de fevereiro de 2010

A verdadeira loucura da salvação

Vestibular... época complicada. Muitos meses de estudo, matemática, física, história, geografia, português... só de pensar cansa. Da mesma forma ocorre com os concursos dos mais variados assuntos. Tudo isso para conseguir uma vaga em um bom cargo público ou faculdade federal. É necessário fazer algo para conseguir isso.

Quero namorar. Mas para conquistar alguém é preciso ir lá conhecer a pessoa. Conversar. Criar intimidade. Conhecer a família. Ser um bom namorado, carinhoso, demonstrar o seu amor pela pessoa. É necessário fazer algo para conseguir isso.

Acordar cedo. 6 horas da manhã para pegar a condução e chegar no horário certo em seu serviço. É preciso dormir um pouco mais cedo, deixar de ver aquele programa que você tanto gosta, colocar o despertador para tocar as 6h. É necessário fazer algo para conseguir isso.

Respirar? Até pra isso temos que cuidar de nossa saúde para termos um bom aparelho respiratório.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Reparou em alguma relação entre todas essas coisas? Sim. Para tudo isso temos que fazer algo em troca. Tanto para respirar como passar em um concurso, a essência é a mesma: a troca de favores entre você e algum elemento qualquer.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagine então alguém chegar pra você e falar que da um jeito de passar no vestibular sem estudar? Concurso? Acordar as 6h sem precisar dormir antes das 00:00? Respirar bem podendo fumar a vontade? Não ter barriga comendo feito um porco? Óbvio que todos vamos ficar com um pé atrás. Mas...

"...porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie." (Ef 2:8,9)

Excluindo o debate acerca da predestinação, que ao que percebo não chega a lugar nenhum, chega-se a simples conclusão de que só precisamos ter fé para sermos salvos. É pela graça. E graça é uma palavra alto-explicativa. O que vem da graça é de graça. E é de graça mesmo. Pelo simples fato de JESUS ter pago todo o preço. Quando se fala em loucura da salvação é isso.

Quem em sã consciência acreditaria que algo pode vir de graça?
Ainda mais algo tão importante como o seu futuro?

Pois é. Para ganharmos tudo na vida precisamos fazer algo ou dar algo em troca. Menos nisso. A salvação vem de graça. Jesus já fez tudo pelo simples fato de nos amar.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ok, Lucas. Isso tudo mundo sabe - você deve estar pensando. Mas pense mais um pouco... quando acreditam nisso de verdade? Acho que poucos. Pelo que vejo a maioria se engana. Dizem que acreditam mas no fundo não tem isso como verdade absoluta. Não acreditam na graça. E isso gera uma multidão de evangélicos paranóicos, doentes e complexados. Com muitas coisas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Não sou nenhum conhecedor de bandas evangélicas atualmente. Ouvia bastante mas hoje em dia ouço pouco, mas isso não vem ao caso. Procurei algumas músicas no site vagalume.com.br que estão na lista de top10 de alguns dos principais cantores evangélicos atuais. Copiei o refrão dessas músicas e os listei abaixo. Leiam e pensem um pouco.

(Se eu me humilhar - André Valadão)
Se eu me humilhar
Diante do Teu altar
E sacrificar aquilo que me custar
Tu inclinarás os Teus ouvidos ao meu clamor

(Não vou desistir - Ministério Trazendo a Arca)
Decidi não vou desistir
Vou lutar contra a multidão
Lançar-me aos teus pés e te tocar

(Minha bênção - Cassiane)
Preciso de uma bênção não vou desistir
Sem ela eu não vou sair daqui
Só saio quando o Senhor me tocar
Não posso mais ficar sem te sentir
Nada vai impedir a unção de Deus sobre mim.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Será mesmo que essas são canções de pessoas tocadas pela graça? Humilhação, sacrifício, luta contra multidão, só saio quando o Senhor me tocar, nada vai impedir... Me desculpe, mas o que vejo nisso tudo são pessoas sem o mínimo de confiança e CERTEZA de que Jesus já pagou tudo.

Onde esta a paz que excede todo o entendimento?
Onde está a certeza da salvação? De que tudo já foi pago?
Será mesmo que preciso me humilhar para conseguir algo de Deus?
Sacrifício? Jesus não fez o suficiente para que Deus me toque?
E Deus já não me tocou? É mesmo necessário ele me tocar de novo?

Peço novamente desculpas, mas não consigo ver a graça de Deus nessas canções e em muitas que são entoadas nas igrejas, shows, seminários... E não é porque essas canções te fazem bem que elas são de Deus. Não me venha com essa teoria, por favor.

Essas canções apenas simbolizam o que falta nas igrejas. Graça. Certeza. Amor. Paz que excede todo o entendimento. As pessoas não acreditam em Jesus. Precisam repetir a todo instante que estão salvas, longes do inimigo e que amam a Deus para ter certeza. E acho que fracassam nesse propósito. Assim como no de querer estar mais perto de Deus através de humilhações, toques de Deus e sacrifícios. Não é isso que Deus quer, meus amados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembram o que eu falei lá em cima? Eu não... a Bíblia. Somos salvos pela fé. E salvação engloba tudo. T-U-D-O. Tudo que você imaginar. Seu futuro esta automaticamente nas mãos de Deus. Você não vai ficar precisando repetir isso toda hora, fazer um milhão de sacrifícios e querer milhares de toques de Deus. Ele já te tocou. Já te salvou. Já fez o sacrifício. E quando você tem certeza disso, ai sim você começa a viver a Bíblia. A graça. Começa a conhecer quem é Deus e qual o propósito dEle em sua vida.

Antes disso você não entendeu nada ainda. Só esta se afundando em doenças, complexos, se afastando de Deus e se aproximando de "alguma coisa inventada pelos homens" que esta muito longe de ser de Deus.

"... e a paz de Deus, que excede TODO o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fp 4:6)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Não estou dizendo aqui que só pela graça vamos ser salvos. Vem os frutos logo depois que são uma consequência de salvação. Não é por eles que você vai ser salvo. Mas eles vão mostrar que você esta de fato salvo. Mas isso não é assunto para esta mensagem.

Abraços em Cristo.



Nenhum comentário: