terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Porque julgamos tanto e nunca assumimos?

"Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão." ( Lc 3:7,8 )


Existe uma visível diferença entre os batismos de João Batista e Jesus. No primeiro temos que todos podem recebe-lo visto que o texto mostra que uma "raça de víboras" queria se batizar tentando fugir da ira divina que estava para vir sobre eles. O segundo falarei mais pra frente.

Ocorre um grande preconceito na igreja evangélica atual acerca das pessoas que não se batizam com o "batismo de João", aquele em que a pessoa afunda na água simbolizando a retirada do corpo antigo e o surgimento de um novo corpo, a chamada nova criatura. Muitos dizem que tal batismo é obrigatório, se não o fizer a pessoa não vai para o céu, mas pouco tenta se compreender os reais motivos da pessoa não querer se batizar. Quais são esses motivos? Só Deus sabe.

"E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo." ( Lc 3:9 )

Frutos...Frutos... Frutos...

Algo que naquele tempo nascia naturalmente, sem nenhum tipo de pressão e que não acontece do nada, muito pelo contrário, alguns até demoram bastante para nascer. Mas estamos falando de reindo de Deus e, neste contexto, o que significa frutos?

O próprio João Batista, nesse mesmo texto, mostra seu ponto de vista explicando isso de um lado um pouco mais externo, porém eu prefiro ficar com a explicação interna de Paulo, em Gálatas 5:22 em que ele diz que fruto é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Reparou em alguma semelhança em todos os frutos? Todos nascem de dentro para fora e é impossível descrever algo assim. Faça esse exercício e pergunte a si mesmo o que é amor? O que é mansidão? O que é paz?

Resumindo: apenas Deus pode perceber o nascimento de tais frutos em determinada pessoa pois para muitos amor é dar de comer aos pobres, já para outros não é.

"Contra estas coisas não há lei." ( Gl 5:23 )

Não podemos dizer ao próximo o que significa amar, ter paz, mansidão, fé, porque o que pra mim é amar pra você pode ser diferente!

NÃO HÁ LEI!!!!!!


Se não existe lei sobre essas coisas, como eu vou falar para um irmão como ele deve amar?
Quem sou eu pra dizer se ele esta ou não amando?
Quem sou eu para dizer se ele esta ou não produzindo frutos?

Apenas Deus conhece o coração humano, consequentemente apenas Ele pode dizer essas coisas. Como consequência disso temos muitos "deuses" na igreja, afinal de contas quem nunca disse que "José" ou "Joana" não tem amor que me envie o primeiro vírus!

TODOS JULGAMOS!!!!!
Eu, você, seu pai, sua mãe, tio, pastor, bispo, papa, cachorro, galo...


Lembra sobre quando eu falei do batismo de João? Agora é a vez de falar sobre o de Cristo, o verdadeiro batismo. Esse ninguém pode afirmar se o irmão recebeu, por conta de todas as coisas que citei acima. A igreja julga muito mais do que pensa, esse é um pecado muito constante que as pessoas cometem por não compreenderem o verdadeiro significado da mensagem de Cristo.

A verdade é que a igreja esta repleta de fariseus que não se cansam de julgar.

Você pode perguntar então, o que fazer para descobrir quem de fato esta produzindo frutos e quem não esta? A resposta é simples: não descubra. Lembra-se da histórai do Joio e do Trigo? Então...


Abraços em Cristo

Nenhum comentário: