terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Porque prefiro assistir "Os Simpsons" do que um culto?



Antes mesmo de escrever esta mensagem já estou preparado para as pedradas que irei levar, mas mesmo assim vou posta-la como sempre postei em todas as comunidades que participo. Não sou Deus, erro assim como todos nós erramos, porém espero que você possa compreender um pouco do que eu quero lhe dizer.

Iniciando a mensagem, eu digo que prefiro assistir a um episódio de "Os Simpsons" do que ir a igreja evangélica por vários motivos. Primeiro porque eu gosto desta famosa série da TV mundial, segundo porque...



Prefiro assistir a um idiotices engraçadas ditas por Homer do que as ditas por pastores, bispos, apóstolos, etc, que mais me envergonham do que me fazem refletir. Os personagens da série possuem frases caracteristicas de cada um, como o "D'oh!" de Homer Simpsons. Da mesma forma os evangélicos possuem muitos jargões. Quem nunca ouve um "Em nome de Jesus", "ta amarrado" ou "só o sangue" mais de 10 vezes por culto que atire a primeira pedra. E os louvores? Nem preciso dizer...


Após tanta besteira dita por Homer temos Lisa como a porta bandeira da racionalidade nas séries. Onde estão essas pessoas na igreja? Sim, muitos dizem que existem erros graves em interpretações bíblicas, não gostam de X ou Y que o pastor fala, mas quem vai contra as idéias? Quem coloca as idéias para debate de forma a buscar uma mudança? Muitos até mesmo fazem essas coisas, porém no primeiro "você tem muito o que aprender" desistem, pois acreditam mesmo que tem muito a aprender. E esperam esse dia que nunca chega...

Assim como a paz interior para certos "rebeldes", como Bart. Este pelo menos assume tal posição e vive intensamente desta maneira, ao contrário de certos músicos, pastores, diaconos que, julgam ao drogado quando praticam coisas muito piores do que ele. Todos erramos, obviamente, porém não o direito de julgar o próximo.

Temos apenas o direito de caminhar juntamente como amigo, como faz o pequeno Milhouse com seu amigo, Bart. Ele sabe que Bart é uma má influencia mas mesmo assim continua no caminho, andando com seu amigo, vivendo as coisas boas e ruins da vida. É claro que eu não vou deixar o meu filho andar com um bandidinho, visto que os tempos são outros, porém temos que olhar a relação Milhouse-Bart de uma forma mais adulta. Quantos amigos de infância se perderam nas drogas quando adultos e você os abandonou? E aquela ovelha negra da igreja, porque você não fala mais com ela?

E o bêbado que vive jogado na rua? Com esse então, quero distância. Se for pra ver isso eu prefiro assistir "Os Simpsons", pois Barney vive assim. Jogado na rua, é ignorado pela sociedade mesmo possuindo ótimas qualidades quando são. Porque não se arriscar a curar um perdido? Porque ignoramos essa classe da sociedade? Bêbados? Drogados? Prostitutas? Eram essas pessoas que procuravam Jesus. E nós não somos os representantes de Jesus na terra? Uma prostituta já te procurou sem ser para...


É por essas e outras que prefiro assistir "Os Simpsons" do que ir a igreja pois, pra que me movimentar se tudo o que eu vejo lá posso assistir em casa com uma bela dose de humor?


Abraços em Cristo

Nenhum comentário: